top of page
Buscar
  • Foto do escritorletsboramochilar

Buenos Aires: Pela primeira vez.

Atualizado: 25 de jul. de 2019


É a sua primeira vez em Buenos Aires? 🇦🇷

Pois você caiu no post certo. Preparamos esse post com todas as dicas para quem está estreando na capital.


Buenos Aires é a capital da Argentina e um dos principais destinos turísticos da America do Sul. Famosa pelos cafés, pelo tango, pelos alfajores e pela noite agitada nos bares de Palermo, entre outros.

Se você vai ser um dos muitos turistas conhecendo Buenos Aires em Julho de 2019, você vai pegar um friozinho gostosooo, e em minha opinião não tem mês melhor para está viagem.

Ideal para tomar um belo vinho e comer muito alfajor!!! Só de lembrar já fico com aquele sorriso largo.


Clima em Julho


Temperatura mínima média: 4ºC

Temperatura máxima média: 13ºC


Documentação para entrar em  Buenos Aires


Não é tão difícil desembarcar na capital “dos hermanos”. Para ter acesso ao país, brasileiros precisam ter o passaporte ou RG (Tem que ter menos de 10 anos de emissão) ou passaporte. Atenção: Outros documentos com foto (como carteira de trabalho e CNH - Carteira Nacional de Habilitação), não são válidos para entrada no país.


Passagem e desembarque no aeroporto Ezeiza


Então, desta vez eu resolvi testar o Site 123 Milhas para a compra das passagens. As passagens saíram no valor total de R$1.700,00; como comprei na mesma semana da viagem, achei bem em conta para a situação, além do site ser totalmente seguro e ter auxilio via WhatsApp caso exista algum problema na emissão do código de reserva.


Passagens comprada, check-in realizado, agora temos que levar em conta algumas coisas em consideração ao desembarcar. Antes de decidir qual vai ser o meio de transporte, devemos avaliar alguns fatores bem importantes. Em primeiro lugar, o número de pessoas. Sim, esse detalhe pode fazer toda a diferença. Vamos colocar como exemplo uma viagem desde Ezeiza até o centro de Buenos Aires, que foi o meu caso. Se escolhermos um remise, ou um táxi oficial, neste mês de julho, seria de aproximadamente 1 mil pesos. Para uma pessoa só não é barato, então ficaria mais interessante considerar o Bus de Tienda León que pode custar 4 vezes mais barato (me informaram que essa opção pode ser perigosa para quem desembarca com malas, logo, preferi não arriscar), porém o serviço tem um ponto final determinado: Puerto Madero e a esquina de Avenida Belgrano e Paseo Colón respectivamente. Logo, vai ser necessário um táxi desde aí até o lugar onde fica o hotel.


E o Uber…?


O uber é outra das possibilidades e foi a minha escolha, embora sempre ter alguns inconvenientes que aproveitam o seu não entendimento de como chegar ao local, achei a opção mais prática e segura. Os preços do Uber, do mesmo jeito que no Brasil, variam bastante dependendo do horário e a demanda. E no meu caso variou muuuito da chegada no aeroporto até a passagem pela migração. De 400 pesos eu consegui pegar por 896 pesos (84 reias aproximadamente). Contudo, na volta eu contratei um remiste. Que me saiu pelo mesmo preço, porém o valor foi fixo e não corri o risco da demanda está maior no exato momento (E estava maior, mandei bem heheh.)

Não esqueçam de levar pesos e inserir a opção dinheiro, ok? A taxa de IOF em cima desse valor não vai ser muito bacana na sua fatura do mês.


Vamos aproveitar e continuar falando sobre pesos?


Sim, a moeda argentina são os pesos. E sabe aqueles blog que recomendam levar dólar e real? Furadaaa, eu também cai nessa. Nenhum, absolutamente nenhum estabelecimento aceitou essas duas opções, apenas pesos. Tudo bem que o real é possível trocar nas casas de câmbio por pesos, porém essa é a sua única utilidade.

Falando sobre troca de moeda, daí sim eu recomendo levar reais para trocar nas casas de câmbio ou no aeroporto internacional. Visto que no Brasil consegui trocar 1 real por 7 pesos. No aeroporto 1 real por 10 pesos, e em Buenos Aires por 10,60. Dá para acreditar? Eu fiquei um pouco decepcionada com a parte que troquei aqui no Brasil, mas super valeu de experiência.

Vale ressaltar mais uma vez que pagar no cartão não é a melhor opção, pois será cobrado valor de IOF em cima da sua compra (atualmente 6,78%), além que alguns lugares simplesmente não aceitam por razões surreais da economia argentina.


Quantos dias ficar?


Bom, eu escolhi passar uma semana em Buenos Aires e curtir com calma os passeios. Porém, para quem não tem essa disponibilidade, recomendo no mínimo 4 dias para curtir os passeios e a variação de temperatura da capital.


Roupas Adequadas


Roupas de frio, calças, tênis ou botas, etc. Quem quiser aproveitar para usar aquele sobretudo que nunca sai do armário, essa é a ocasião, principalmente para quem for sair à noite, pois venta bastante. Abuse dos lenços, cachecóis e gorros.


Eu particularmente recomento a calça e blusa térmica, essa roupa de pele me salvou no dia que a temperatura era de 4ºC. Lembrando que para quem for frequentar lugares fechados: Esses ambientes possui aquecedor, então coloque sempre uma roupa mais fresca por baixo para não passar calor no restaurante, bares, museus, etc.


Qual bairro se hospedar?


Na ocasião da viagem fiquei hospedada no Microcentro na Av. Callao. Lugar bem acessível a todos os pontos turísticos, visto que era o centro entre os mesmo. Mas ao todo temos 5 opções que variam de acordo com o foco da sua viagem:


5 melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires

Microcentro: Muitos metrôs e perto de quase tudo.


Recoleta: Arquitetura, restaurantes e boa localização.


Puerto Madero: Luxo e moderno.


San Telmo: Alternativo, estiloso, porém um pouco sujo.


Palermo: Restaurantes, parques e muita cultura.


Transporte em roteiros


O transporte na capital argentina em geral é barato, o metro atende toda a cidade, e eu particularmente achei sensacional. Já já te conto porque”.

O sistema de ônibus (coletivos) é um pouco confuso, eles possuem paradas especificas por numeração, e os coletivos não possuem roletas, engraçado né? (Usei apenas uma vez pela curiosidade, mas não achei tão viável).

Ah, vamos a parte sensacional que falei logo acima. O acesso desses dois transportes coletivos devem ser feito com um cartão transporte que se chama SUBE.

O cartão SUBE pode ser adquirido por 90 pesos em qualquer “quiosques” pela cidade. Além da opção de Uber, eu escolhi andar de metro por apenas 20 pesos cada passagem. Para tudo!! Economizei sem querer, visto a velocidade que eu conseguia chegar no destino desejado.


Bora começar o roteiro?


A maneira mais prática de explorar Buenos Aires é explorá-la bairro a bairro.

Recomendo buscar um mapa BA Turismo, foi assim que conseguimos nos localizar sem perder muito tempo.


– Av. 9 de Julio


Seguindo pela Av. Corrientes fui parar na Av. 9 de Julio, a avenida mais larga do mundo com 140 metros de largura entre suas calçadas. O ponto alto desta avenida é o Obelisco, que tem 68 metros de altura. As quatro faces do monumento ilustram fatos históricos, e são eles: A primeira fundação de Buenos Aires em 1536, a refundação da cidade em 1580, a criação da capital federal em 1880 e o primeiro hasteamento na bandeira nacional na igreja de San Nícolas, que existia no mesmo local.


– Plaza de Mayo


Essa praça é um ícone da cidade, e concentra de uma única vez vários pontos turísticos. Lá estão o Banco de la Nación, o Cabildo e Catedral Metropolitana.


– Casa Rosada


A Casa Rosada é a sede do governo federal, e só pode ser visitada por dentro nos finais de semana, mas é a fachada cor de rosa que chama a atenção para aquela fotenha, hahah.


– Puerto Madero


Puerto Madero é um antigo porto de Buenos Aires que foi totalmente reformado fazendo de suas antigas docas, restaurantes, hotéis, bares e boates, um lugar extremamente romântico. Prepare-se para não ir muito tarde, os principais restaurantes fecham entre meia noite e duas da manhã.

Ah, a famosa Ponte de La Mujer se localiza exatamente em Puerto Madeiro, obra do artista plástico espanhol Santiago Calatrava.


– La Boca (Caminito e La Bombonera)


Uma parada fundamental no principal corredor turístico do bairro, o Caminito, que se trata de uma rua-museo de exposição permanente. Além de todas aquelas casas coloridas, você vai encontrar alguns artistas locais vendendo suas obras, e muitas lojinhas de souvenires com preços bacanas.


Contam que as casas tem aquele aspecto, pois se tratavam de cortiços, e como não tinham dinheiro para construir, os moradores pegavam no porto os restos de materiais utilizados para construir as embarcações e os restos das tintas que eram utilizadas para pintar as suas casas. Como nem sempre a quantidade de tinta era suficiente, tinham que ser complementadas com outras tintas, o que acabou dando o aspecto colorido por todo o bairro.


Ah, o tangoooo! Tem muitos casais dançando tango nas portas dos restaurantes, um romantismos que só, 💃🏼💃🏼.


– Recoleta e Palermo


Esses bairros são a parte nobre da cidade, é lá que você vai encontrar os melhores shoppings e restaurantes.


Quando falamos em Recoleta já vem na mente aquela floooor enorme onde todo e qualquer turista quer registrar aquela foto clássica não é mesmo? Estamos falando da Floralis Generica, a obra contemporânea que virou um dos novos símbolos de Buenos Aires.


Também considerado ponto turístico, que por sinal me surpreendeu, temos o Cemitério da Recoleta que fica um pouco antes do parque. Seu distante se dá por causa de seu mais ilustre jazigo, o de Evita Perón. De lá, leve seu roteiro ao bairro do Palermo, indo em direção ao MALBA, mas se ainda der tempo, dê uma paradinha no Museu Nacional de Belas Artes, que fica bem no caminho entre um e outro.


O Palermo é considerado o “centro verde” da cidade, composto pelo Jardim Botânico, Jardim Zoológico, Jardim Japonês, e o Parque Três de Febreiro.


Ah, o jardim japonês!!


O Jardim Japonês, foi criado pela comunidade japonesa de Buenos Aires e é um lugar fantástico para relaxamento e registar muuuitas fotos. Lá existe um lago de carpas, cascatinhas artificiais e as tipicas pontes avermelhadas.


Valor de entrada: 15 pesos, equivalente a R$ 15 reais atualmente.

Horário de funcionamento: Diariamente 10 às 18 hs.

Linha de metro D: Estação Scalabrini Ortiz (caminhada de 8 quarteirões).


Já posso falar que foi o meu local preferido? As fotos já entregam isso, sorry. Hahah”.

Maaas, o El Rosedal também não fica para trás, não é atoa que Buenos Aires é considerado uma das capitais mais românticas”.

O Rosedal de Palermo tem a maior coleção de rosas do país. O jardim de rosas fica dentro do Parque Tres de Febrero.


Valor de entrada: Gratuito.

Horário de funcionamento: No inverno das 8 às 17 horas e no verão das 8 às 20 horas.

Linha de metrô: (Subte): Linha D, estação Plaza Italia e caminhar 10 quarteirões pela Av Sarmiento ou na estação de Palermo e andar 10 quarteirões pela Av. Bullrich.


Gastronomia


Em relação a culinária, Buenos Aires tem três pontos fortes: a parrilha, o doce de leite e os alfajores. Tome nota e prove os três durante sua viagem, pois o paladar argentino é bem diferente do brasileiro.


Já estava esquecendo do meu favorito, a Medialuna!!


Uma das receitas que marcam presença nas refeições de todo portenho. Café em Buenos Aires sem medialuna, definitivamente, não é café. Custa em média de 10 pesos a 25 pessoas. Seja pela manhã, à tarde ou pela noite, a presença é confirmada.


Idioma


Acho importante da essa dica. Não é super, mega power necessário ter o idioma espanhol para está viagem. Mais se prepare para ficar meio perdido as vezes ou ter dificuldade para realizar compras caso não saiba nada do idioma local. Eu consegui chegar sem falar absolutamente nada e sair com muitas palavras no meu vocabulário, além de rir muito muito com a mistura do português, inglês e espanhol para realizar minhas compras heheh.


Eai, preparados para encarar esse friozinho?

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page